quarta-feira, 30 de maio de 2012

RECICLAGEM É TEMA NO PCD



A cada dois meses o Programa para Pessoas com Deficiências da Vila Olímpica da Maré escolhe um assunto para desenvolver junto aos seus alunos. O tema gerador desse bimestre foi "Sustentabilidade, Meio Ambiente e Reciclagem", que culminou com uma atividade integrando todas as oficinas do projeto no dia 29 de maio. Durante o encontro foi discutida a importância do cuidado com o meio ambiente e como a reciclagem é necessária para o mesmo.

Segundo a pedagoga Rosânea Garcez, a proposta do tema gerador é desenvolver nos alunos a consciência sobre o lixo, apresentando a eles a importância da reciclagem e mostrando-lhes que o material também pode ser fonte de renda.

– A culminância dessa atividade representa para os profissionais do PCD o avanço de um trabalho que é pautado sempre no olhar de capacidade de uma pessoa com deficiência, comentou a coordenadora do PCD Jacqueline Terto.

O evento contou com a participação da Livraria Ecológica, apresentada à coordenação do Programa Pessoas com Deficiência pelo estagiário André Luiz Nunes. Após esse primeiro contato, a coordenação do PCD articulou a participação do projeto na atividade bimestral do programa da VOM, que tratou de reciclagem e sustentabilidade.

A Livraria Ecológica tem como proposta estimular a leitura dentro da Maré, com a troca de uma garrafa pet ou com óleo de cozinha por um livro. O espaço foi inaugurado em novembro de 2011 e, segundo um dos responsáveis, Demésio Batista da Silva, em seis meses já foram trocados mais de 9 mil livros por materiais recicláveis. A livraria está localizada na Avenida do Canal 1, nº 85 – Térreo, na Vila do Pinheiro, Maré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário