segunda-feira, 29 de junho de 2009

Vilas Olímpicas do Municipio do Rio de Janeiro (2)

Oi, olha eu ai de novo!!! Estou a pleno vapor nas atualizações das minhas postagens...Como eu falei anteriormente, fiquei um bom tempo sem fazer postagnes por falta de tempo devido as muitas situações de trabalho que vivenciamos nos ultimos 4 mese. Vou fazer rapido relato de tudo apenas para conheciemento uma vez que prometi o comentário. Mais agora graças a Deus as coisas estão se arrumando...
Bom, como todos sabem trabalho em projetos socias a "milenios", e em projetos Municipais (Rio) desde 1997 (ou mais)...Nas Vilas Olímpicas começamos oficialmente em 2001 quando deu-se inicio ao projeto de atendimento a pessoas com deficiência na Vila Olimpica de Padre Miguel "Mestre André", então coordenado pela amiga Profª Lucia Sodré, e na Vila Olímpica da Fubá-Campinho, quando fui convidada pelo Valdenio Borges a assumir aquela coordenação. O projeto contou com a Cordenação Geral do Engenheiro Valdênio Borges, pessoa plenamente engajado na causa, que desde o inicio foi o grande pensador das diretrizes e bases das ações burocráticas para que nossas ações técnicas especificas obtivesse o exito que a demanda exigia. A partir da Vila Olímpica de Padre Miguel, muitas outras foram sendo inauguradas (ja citadas na postagem anterior). Estivemos atuantes com professora, psicologa, coordenadora, supervisora entre outras funções nos diversos projetos de vilas olímpicas, tanto para pessoas com deficiência como para as pessoas da convencional. Desde então passamos por muitos momentos, e diversas coordenações sempre implantando a filofia das ações especificas a lida com a pessoa com deficiência. No entanto, no inicio deste ano passamos por muitas mudanças. Com a mudança de Prefeito, boa parte das pessoas que gerenciavam os projetos foram substituidos, e com isso novas implantações começam a serem feitas. Até ai tudo bem, porém nós do projeto para pessoas com deficiências passamos por bruscas alterações.
Foram aproximadamente 4 meses de problemáticas!!! Perdeu-se tempo precioso com disputas de egos pessoais, divergencias retirados do passado, desejo de quem aparece mais ou é melhor...enfim, uma pena!!! O seguimento da pessoa com deficiência não precisava de discurções desse tipo e sim de ações eficazes que contribuissem verdadeiramente para a sua melhoria. Quem foi realmente prejudicado foi quem mais precisava: a pessoa com deficiência! Perdemos um numero consideravel de professores, deixamos de contar com a coordenação técnica de uma pessoa das mais conhecedoras das questões da pessoa com deficiência (Profª Lucia Sodré), os salarios foram diminuidos, as cargas horárias aumentadas, alguns coordenadores transformaram-se em professores responsáveis...enfim...uma lástima para o processo de evolução que estavamos galgando!!! As Vilas Olímpicas são equipamentos eficazes que muito contribuem para uma boa qualificação de seus frequentadores. Então as mudanças deveriam SEMPRE partir desde presuposto, e nunca ao contrário.
No entanto, deixo registrado aqui a minha plena consideração pela diretoria da Vila Olímpica da Maré, na pessoa do Srº Amaro Domingues, um lider comunitário de deixar pra traz muita gente "mais mais" que arregaçõu as mangas e junto sua equipe administrativa (Luciana e André) e com minhas reenvindicações em prol do projeto para pessoas com deficiência, conseguiu manter nosso projeto sem nenhuma alteração que fosse!
Pelo menos na Vila Olímpica da Maré, o projeto para pessoas com deficiência segue um dia apos o outro, vivendo fortes emoções!!!
A filosofia atual é : somente por hoje!!!!!
E...viva seu Amaro Domingues!!!!
Bjs,
Jacque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário