terça-feira, 23 de agosto de 2011

III festival Intervilas - Agosto 2011



COMEÇA O III FESTIVAL INTERVILAS

O III Festival Olímpico Intervilas, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, teve início no dia 20 de agosto. A cerimônia de abertura aconteceu na Vila Olímpica Professor Manoel Tubino, no Mato Alto, em Jacarepaguá, e contou com a participação de mais de 500 atletas. Os esportistas desfilaram na pista de atletismo e se perfilaram para a entrada da bandeira e o acendimento da pira olímpica.

O secretário e o subsecretário Municipal de Esporte e Lazer, Romário Maia Galvão e Mário Del Rei, estavam presentes ao evento. Segundo o secretário, o Intervilas tem como objetivo aproximar as Vilas Olímpicas da sociedade. A VOM compareceu com cerca de 40 atletas do Programa Pessoas com Deficiência, que competiram na natação e no atletismo no dia da abertura.

Os atletas da VOM também disputarão medalhas no futebol society, na natação e no basquete masculino, esporte do qual será uma das sedes. Segundo a subcoordenadora de Esporte da VOM Cátia Simão, são esperadas no dia da competição na Vila – 10 de setembro.− 14 equipes, com um total aproximado de 150 atletas.

 As competições do III Festival Intervilas acontecerão em diversas modalidades esportivas: handebol, futebol society, basquete, vôlei, judô, badminton, ginástica rítmica, taekwondo, atletismo e natação. Os atletas com deficiência também terão a oportunidade de competir nos seguintes esportes: natação adaptada, atletismo adaptado e futsal adaptado. Todos os jogos foram divididos nas categorias: infantil, infanto juvenil e juvenil. Já os atletas do Programa Pessoa com Deficiência serão divididos por grau de deficiência.

– Esse festival é importante porque vai dar a dimensão para os alunos e atletas de como serão os Jogos Olímpicos, que receberemos daqui a alguns anos. Além disso, nos ajudará a identificar prováveis talentos e a valorizar o trabalho dos profissionais das Vilas Olímpicas, comentou Cátia.

Além das competições, uma novidade está sendo preparada pelos organizadores do III Festival Olímpico Intervilas. São as Clínicas e Oficinas dos esportes olímpicos, que serão preparadas pelas federações esportivas. Nelas serão feitas simulações de como funciona cada esporte, com o objetivo de apresentar e iniciar uma aclimatação dos atletas a novas modalidades esportivas, que poderão ser implementadas nas Vilas Olímpicas.


Cristiane Barbalho, 23/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário