quinta-feira, 25 de março de 2010

Sensibilização sobre deficiências na Vila Olimpica da Mare


PcD SENSIBILIZA SOBRE DEFICIÊNCIA NA VOM


Cerca de 80 funcionários, professores, estagiários e colaboradores participaram do Curso de Sensibilização organizado pelo projeto Pessoas com Deficiência (PcD) na Vila Olímpica da Maré. O curso foi realizado nos dias 15, 16, 24 e 25 de março no ginásio da VOM com grande sucesso, atingindo o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre as questões das pessoas com deficiência.
– Há 20 anos trabalho com pessoas com deficiência e há muito tempo tenho o desejo que todos os indivíduos entendam as suas questões. Por isso apresentei o projeto � diretoria da VOM, que o aprovou. A partir desse momento o encaminhei ao gerente do PcD na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), professor Mauro Bernardo. Ele reenviou o projeto para os responsáveis pela SMEL que decidiram replicá-lo nas outras Vilas. É importante lembrar que a Vila Olímpica da Maré foi a primeira a organizar a atividade, comentou Jacqueline.
Em três horas de curso, o público foi apresentado aos mais diversos tipos de deficiência e a forma como devem se portar diante delas. De acordo com Jacqueline, a ideia é que este tipo de trabalho aconteça � medida que novos funcionários forem ingressando na Vila Olímpica da Maré, para mostrar a cada indivíduo como é desenvolvido o trabalho dentro da VOM com as pessoas com deficiência. Além de melhorar o atendimento dos demais trabalhadores da instituição.
– As pessoas desconhecem as diferenças e no curso observei um alto índice de interesse do público presente em entendê-las. Os funcionários da VOM estavam bastante abertos para conhecer como é desenvolvido o trabalho junto � s pessoas com deficiência e até colegas da área tiraram dúvidas, disse Jacqueline.
O grupo que participou do encontro também vivenciou, durante alguns minutos, as dificuldades de ter uma deficiência. Alguns tiveram os olhos vendados e outros andaram de cadeiras de rodas. Com isso, os participantes sentiram que não é fácil ser uma pessoa com limitações físicas. Para Jacqueline, com esta atividade as pessoas perceberam que não é impossível viver com a deficiência.
Cristiane Barbalho, 22/03/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário