domingo, 2 de setembro de 2012

PCD da VOM GANHA DESTAQUE




Existe uma palavra que resume bem o desempenho dos atletas do Programa para Pessoas com Deficiências (PcD) nas últimas competições em que participaram: superação. Esse conjunto de letras é também a síntese de todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais do programa da Vila Olímpica da Maré, que buscam estimular ao máximo a capacidade motora e intelectual de seus alunos.

Nos dias 25 e 26 de agosto os atletas de alto rendimento do PcD participaram de duas importantes competições: a 3ª Etapa Carioca de Bocha Adaptada e o Primeiro Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, organizados pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Na bocha o PcD da VOM foi representado por dois atletas, já nos Jogos Paralímpicos dez atletas competiram.

Segundo a técnica dos atletas de natação Paola Costa, as competições mostraram que os esportistas da VOM estão conseguindo manter o padrão de vitórias. No paralímpico a equipe de natação subiu ao pódio seis vezes (cinco no primeiro lugar e um no segundo). Já o atletismo trouxe um primeiro lugar (nos 1000m) e dois quartos lugares (nos 100m).

– O momento vivido pelo PcD é o resultado de um trabalho qualificado, desenvolvido com responsabilidade, planejamento e competência. Nossa proposta é o desenvolvimento de um trabalho que visa a resultados futuros e não imediatos, comentou a coordenadora do PcD e técnica da equipe de atletismo Jacqueline Terto.



Para a técnica da equipe de bocha Mariana Bittar, os resultados conquistados pelos atletas são excelentes. De acordo com ela, esse momento está sendo muito importante, pois, além dos novos equipamentos para treino, a equipe está ganhando visibilidade. Esses dois fatores estão colaborando no crescimento dos esportistas.
Na 3º Etapa Carioca de Bocha Adaptada os resultados também foram excelentes. Os dois atletas da VOM conseguiram ficar entre os cinco primeiros na classificação geral, conquistando o segundo e o quarto lugar.

Nesse mesmo final de semana, a coordenadora e o terapeuta corporal do PCD, Jacqueline e Luiz Lacerda, participaram da Primeira Clínica de Esporte para Atletas Iniciantes, que aconteceu em São Paulo. O convite foi feito pela própria organização do evento. Lá, os dois representantes da VOM falaram sobre esporte adaptado, como é desenvolvido um programa como o do PCD em uma comunidade de baixa renda e a importância da respiração em atletas de ultramaratona.

– Em sua fala sobre respiração para os ultramaratonistas, Luiz Lacerda ligou a importância da aplicação do método ao trabalho desenvolvido junto as pessoa com deficiência, contou a coordenadora do PCD.


CLASSIFICAÇÃO NA 3ª ETAPA DO CAMPEONATO CARIOCA DE BOCHA ADAPTADA
Bocha
Vitor Pereira – 2º lugar (classe BC1)
Marcelo Ferreira – 4º lugar (classe BC2)

CLASSIFICAÇÃO DOS ATLETAS DA VOM NOS JOGOS PARALÍMPICOS
Bocha
Vitor Pereira – 1º lugar (classe BC1)
Natação
Roberto Tony Romão – 2º lugar (25m sem acessório)
Maria Avelina Martins – 2º lugar (25m com acessório)
André Junior dos Santos de Brito – 1º lugar (25m com acessório)
Anderson Davi Lima – 1º lugar (25m com acessório)
Wallace Feliz dos Santos – 1º (25m sem acessório)
Atletismo
Marcelo Ferreira da Silva – 1º lugar (1000m)
Alexandre da Silva Leite – 4º lugar (100m)
Anderson Gomes de Carvalho – 4º lugar (100m)

Nenhum comentário:

Postar um comentário