segunda-feira, 29 de junho de 2009

Vila Olímpica da Maré-Projeto para pessoas com deficiências



Profª Jacqueline Terto - Coordenadora técnica do projeto para pessoas com deficiências da Vila Olimpica da Maré - RJ

Bem, agora vou falar sobre o projeto para pessoas com deficiência na Vila Olímpica da Maré, onde temos o orgulho e o prazer de coordenar desde 2002.

Nossa proposta é de inclusão plena da pessoa com deficiência apartir de práticas esportivas e sociais, sem no entanto esquecer da fundamentação prioritária da Integração, pois incluir sem integrar, não dá!!!!

O núcleo de Educação Física Adaptada na Vila Olímpica da Maré em seu curso de ação, apresenta dificuldades e conquistas.

Na metodologia de trabalho observamos pontos norteadores que fomentam a compreensão critica frente as atividades disponibilizadas às pessoas com deficiência.
Entre outras temos como proposta para a pessoa com deficiência uma oportunidade de favorecer, resgatar e/ou desenvolver aptidões que possibilitem uma melhor orientação e mobilidade, conduzindo-os a independência nas tarefas impostas no dia-a-dia proporcionando-lhes uma trajetória satisfatória em sua qualidade de vida.

Iniciou-se o trabalho nessa VOM em Fevereiro de 2002, onde profissionais de Ed. Física Adaptada (professores e estagiários ) assumiram as atividades voltadas as pessoas com deficiências.
A partir daí houve a procura pelo trabalho onde percebeu-se a necessidade de serem abertas novas turmas, bem como oferecido novas propostas de ações.
Assumimos a coordenação em Agosto de 2005, visto que estavamos coordenando um outro equipamento esportivo (Vila Olímpica do Fubá-Campinho).

Demos então inicio aos seguintes programas de trabalho:

Programa de trabalho junto ao aluno com deficiência:

Adaptação = Dedicação ao novo aluno nas questões de motivação, interesse e ajustamento junto ao grupo e as atividades propostas a partir da demanda.
Sobrecarga e continuidade = Observação da carga de atividades para que esta seja controlada e progressiva.
Controle fisiológico = Verificação da frequência cardíaca, dos movimentos respiratórios, da pressão arterial, da temperatura corporal e da quilagem.
Controle Técnico = Acompanhamento da vida diária do aluno dentro e fora da Vila Olímpica.
Motivação, interesse e ajustamento = Estímulos em forma de informação e confiança nas diversas abordagens cotidianas.
Disciplina = Necessidade das aplicações de normas e limites para uma constante melhoria no desenvolvimento global desse aluno

Programa de Trabalho junto a Família:

São ministradas reuniões trimestrais para maiores informações sobre o aluno e sua evolução, bem como o projeto como um todo. Pautas são distribuídas de modo que todos tenham um melhor aproveitamento do encontro. Obtemos depoimentos das famílias sobre a importância do projeto na evolução bio-psico-social de seus filhos e/ou tutelados. Eventualmente são desenvolvidas atividades ocupacionais aos familiares juntamente com seus filhos.

Programa de Trabalho junto a equipe técnica:
Realizamos mensalmente reuniões com os profissionais onde auto-avaliamos o trabalho pensando também na aquisição de técnicas atuais para melhor desenvolvimento das atividades, capacitando-nos às situações adversas que possam vir acontecer relacionadas ou não a deficiência.

Esta é minha equipe técnica. Todos profissionais excepcionais. Leais colaboradores e excelentes pessoas. Hoje, cada um na sua especificidade aderiu totalmente nossa filosofia de ação.

Sou muito abençoada com todos eles.

Profª Patyricia Cortes. Atua com a psicomotricidade e natação.Responde pela sub coordenação. Meu braço para lá de direito!!!!!

Profª Mariana Bittar. Atua com a recreação e natação. Foi minha estagiária e hoje é um orgulho para mim pela profissional que vem demonstrando ser.



Profª Paola Costa. Atua na ginástica, hidroginastica e natação. Além do atuar especialmente com o grupo da 3ª idade. Expert na galera master! E atleta de handebol.


Profª Nercy de Freitas. Atua com o atlelismo e natação. É também atleta maratonista (das boas!!!!).



E esse é o nosso estagiário Diego. Estagiário com fortes tendências ao seguimento da pessoa com deficiência. Vai indo bem esse garotinho.


Na coordenação geral PcD SMEL esta o querido Profª Mauro Benardo, cadeirante e atuante!!!!!
Bem, tenho ainda o dever de citar o nosso Secretario Muncipal de Esportes e lazer: Profº Francisco de Carvalho, ou simplesmente Chiquinho da Mangueira!

Nosso projeto esta diretamente subordinado a sua secretaria.
As atividades desenvolvidas no projeto são:

Psicomotricidade ( aplicada aos alunos com maior comprometimento fisico e/ ou mental)



Atletismo:









Natação







Recreação






Hidroginástica











Ginástica para 3ª Idade ( a maioria das pessoas da 3ª idade que frequentam nosso projeto estão com alguma sequela de doenças adquirida e ou da idade naturalmente avançada)












Saídas pedagógicas:
Passeios com objetivo sócio cultural.

Apóio pedagógico educacional, focado na utilização de temas geradores de reflexões.

Momento de confraternização.
Eventos festivos (alusivos a datas comemorativas).

Atualmente atendemos a 127 pessoas com dificiências e transtornos variados.
Nossa equipe é composta por 4 professores, 2 estagiários e uma coordenação técnica. (Fotos ja postadas acima)

Atendemos todas 3ª e 5ª feiras nos HORÁRIOs:
Manhã 8:00h às 12:00h
Tarde 13:00h às 16:00h

A VILA OLÍMPICA DA MARE ESTA LOCALIZADA NA: Rua Tancredo Neves s/nº Complexo da Maré Tel: 36687452

Jacqueline Terto.
Profªde Educação Física
CREF 5351 G/RJ
Psicóloga (Mestre em Psi Social)
CRP 28014-5ª Região
(Coord. Técnica PcD/ Maré/SMEL).

É isso ai pessoal. Sejam muito bem vindos e Divulguem a quem precisar!!!Apesar das vagas estarem sempre no limite, sempre é possivel o atendimento. Igual coração de mãe!!!!!
Ultra Bjs,
Jacque.

Um comentário:

  1. oi estou com muitas saudades de voses os cincos sao ecelentes proficionais para as crianças especias estamos comtando com avolta de voces cincos beijos de alguem que adimira muito o trabalho de voces

    ResponderExcluir