quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ultramaratona Defi de Oisans (Alpes da França/200km)

Defi: Parte I


Ola meus amigos!!! Bem, enfim escrevo sobre a Ultra Defi de L'Oisans. Vou dividir em 3 partes os assuntos ok? Nessa primeira parte vou falar de minha participação na prova, depois falarei da presença de uma atleta com deficiência e finalizo com pessoas mui gratas encontradas por lá! Gostaria ainda de falar sobre algumas questões sociais da França, mais volto depois com esse assunto ok?
Espero que gostem. Ah, se quizerem ver todas as fotos procurem no meu orkut: atenção ao procurar: jaCqueline Terto ( o C do jaCqueline é maiusculo ok?)

Bjs.



Bom, a prova de 200 km divididos em 8 etapas por 6 dias, aconteceu nos alpes da França entre os dias 26 e 31 de junho de 2009.







Fomos eu e meu parceiro de jornadas a toda prova Luiz Lacerda (terapeuta corporal e responsável por parte de meu condicionamento físico).









A prova é lindissima, porém muito pesada para nós brasileiros devido a altitude local.






Passamos por topos de montanhas onde deparamos com neve! A neve com o degelo forma grandes cachoeiras e o visual é de encher os olhos!!!A agua geladissima é um bálsamo de tão gostosa!








Bom, a prova em si, para mim foi de longe a mais difícil visto logo de cara (ao final da primeira etapa) eu ter tido um infecção intestinal devido a um alimento que engeri que não me fez bem. Vomitei os 3 primeiros dias....comida nem pensar!!!!Para completar a altitude de lascar ajudou a piorar as coisas!!!!!





Apesar de tudo, a alegria e o orgulho por estar ali não me abandonou. Este riacho ao fundo é o melhor remédio para recuperação de atleta. As aguas geladissimas são embativeis!!!!










Me mantive na prova etapa por etapa graças ao pronto atendimento do Luiz que com suas tecnicas especificas ao final das etapas me recuperava e eu voltava...No final do 3 dia todos juravam que eu náo largaria para a proxima etapa!!!






Doce ilusão!!! Voltei, e ja melhor comecei então a correr a Defi. Com a determinação que me é caracteristica voltei recuperando as vaaaaaaaarrrriiiiiaaaaaaaaasssssss colocações que havia perdido ao longo destes 3 primeiros dias.






Sofri ainda nas subidas, pois não era para correr e sim para escalar!!!!





Todos os atletas da prova tinham equipamento (botom) para tal, menos eu (alias nem imaginava que iria precisar daquilo!). O tal equipamento ( esse ai que a coleguinha atleta esta usando) é igual ao que o esquiador usa para esquiar (so que no caso é próprio para montanhas) Parece que a pessoa tem mais duas pernas e ai fica mais fácil né? De qualquer forma naquelas alturas um para mim iria mais atrapalhar do que ajudar pois não sei usar mesmo!!!! (rissossss) É!!!! Precisa técnica senão se "esburracha" no chão, embaralhando as pernas!!!!! Enfim, fui no braço mesmo!!!! E fiz sucesso....Pois enquanto todos subiam bonitinhos com os tais "espetinhos" (apelido carinhoso que dei para os tais botons) eu ia igual lagartixa (para não dizer que me tornei a mulher aranha da Europa!).




Na ultima etapa ja festejando com meu querido terapeuta Luiz Lacerda, muito emocionada por ter cumprido o que fui fazer ali: Participar da defi sendo a unica representante do Brasil (pela primeira vez havia um brasileiro na prova (e mulher) e por ter conseguido seguir adiante apos tantas dificuldades! Foram momentos como sempre considerados unicos! Pois, correr representando uma nação não tem como dar maiores explicações! E no final é somente o que importa: representar com honra e força. Coragem e fé. E foi com fé, que juntos: eu e o Luiz Lacerda literalmente atravessamos MONTANHAS!!!!!
Alé Brasil!!!!!!





















Bjs ultra muito especial a Profª Sandra Garcia (Coordenadora de Educação e Cultura) da VOM ( site: http://www.vilaolimpicadamare.org.br/) que mobilizou seu circulo de amizades para compra de nossas passagens e ao srº Cristian Nachatt que pagou a inscrição da prova. Aos organizadores da Defi que muito carinmhosamente nos receberam e não mediram esforços para que nossa estadia no evento fosse a melhor possivel. Fomos tratados como celebridades!!!!

E a querida Shirley Tompson (Eventrate), grande responsável por tudo isso!!!



Enfim a todos que direta ou indiretamente fizeram parte dessa conquista o nosso muito obrigado!


Defi parte II:





Para não dizer que não falei de flores, elas estavam lá!






Sim, com alegria encontrei uma colega ultra que tem deficiência. Ela tem uma protese de femur na perna esquerda, devido a um acidente. Mais não parou de correr não. Esta ai para quem quizer ver!!!! E a danada voava baixo nas montanhas!!!!! Deu um baile nessa brasuca aqui!!!!! É a Janete (da França) apenas campeã francesa de 24hrs!!!! Ja fez nas 24 hrs 223 km, ta bom ou que mais???? Eu na mesma prova tenho miseros 186 km....E eu achando que corria....


Bravo Janete!!!


Ela também foi uma fofa ao me dar 2 sopinhas de seu kit alimentação. Ao me ver "me acabando" de vomitar, não pensou 2 vezes e me fez a doação. Foi a salva!!!! O unico alimento que consegui segurar naquele primiro momento que passei mal....

Olha ai algumas fotos:
















E não perdeu tempo, colou com o Luiz Lacerda e "bicou" aquela massagem dele!!!!





Sábia garota!!!!!








Defi Parte III:


Pessoas pra lá de gratas que encontramos por lá....


Marri, a ultraciclista que fez todo o percurso pela estrada na sua potente bicy!!! Foram mais de 500 kms!!!!! Pela estrada aumentou muito né????
Ela é uma fofa e foi de uma gentileza marcante ao nos "doar" um dicionário portugues/frances para que não nos perdessemos!!!!
Não foi lindinha????
Ela e eu companheiro (o Arnold) estavam na competição como parte da organização. No final ficamos amigos´pra valer!!! E como nos ajudaram esses dois!!!!



O Manuel, esse cara ai foi a salvação de nossa Pátria literalmente!!!! Era o unico atleta a falar portugues (apenas porque nasceu em Portugal, mais ja mora na França a muitos anos...) Foi de longe uma grande benção na nossa passagem pela França!!! Ele e sua lindissima esposa Rosylene nos adotaram como se fossemos familia. Cuidaram de mim com o desvelo de pai e mãe!!! Nunca os esquecerei...






A italianinha Ourida foi a primeira gracinha que encontramos por lá. Logo de cara vi que seria forte concorrente, mais sua alegria e bondade contagiante não deixou espaço para concorrencia. Ficamos amigas e não nos largamos mais. Apesar de Italiana, arranhava um espanhol que muito nos ajudou ate que o Manuel apereceu. Na hora da partida foi uma das mais sentidas....Ela foi com a gente até a estação do trem e vi suas lagrimas pela janela... Senti um quê de solidão naquela despedida...Chorei também. Ela é daquelas almas ( espiritos) que algum dia ja fizeram parte de nossa vida. Tive a benção em reencontra-la.
Se pudesse adotaria ela e traria para o brasil. Espero de coração reencontra-la novamente.



Esta é Monique Gauthier, europeia que ainda esta na crista da onda!!!! Tem expressivas marcas em ultras maratonas de varios estilos. Inicialmente ficou amiga do Luiz devido suas massagens que logo passaram de boca em boca e tudo que era atleta queria uma "casquinha". Logico que o Luiz jamais diz não, então em pouco tempo ficou queridinho da Europa!!!! Começou queridinho da Monique!!!! E que felicidade, pois ela é uma doçura de pessoa e tivemos o prazer de conhece-la melhor dia a dia. Muito gentilmente nos ofereceu sua casa apos a competição onde ficamos por 2 maravilhosoa dias. Nos levou ao europorto e como com a Urida, fiquei com a sensação de mais uma querida que ficava pela estrada. Deu-me um beijo com tanto fervor e emoção que ainda sinto na minha face aquele momento. Com seu forte sotaque Francês Desejou-me sorte na vida e disse-me que ainda me veria novamente! Queira Deus!!!!!





Bennoit é o presidente da SMAG e atleta de altissimo rendimento. Apenas 11 vezes consecutivo campeão da defi (contando ja a deste ano). Foi nos pegar no aeroporto, nos ofereceu sua casa e nos tratou com toda consideração na Defi!!! Uma graça esse menino!!!!






A Claudie é a adorável namorada do Bennoit. Fez as honras da casa quando o Bennoit não estava. Também atleta (muito forte por sinal) participou da defi mais não conseguiu concluir devido a uma contusão. Lamentável, pois era forte concorrente na prova. Foi muito atenciosa conosco e não mediu esforços para nos atender bem. Conhecemos sua casa, suas filhas e seus bichos.



Alias tive a honra de assitir os bebes de sua gatinha francesa!!!! Finos como eles só!









E vi ainda um jegue!!!VERDADE!!!! Tinha um jegue na França!!!!! Um fofinho....criação da Claudie!!!!




E para completar o festival de gente boa, não podia faltar os queridos "papa" Patrique Laval (ou Patoche) e "mama" Ginette Laval. Adoráveis criaturas!!!! Eram os anfitriões da festa. Pais do Bennoit e Organizadores da defi não deixaram nada a desejar. A "mama" então me adotou. E como mãe perdeu o sono comigo quando eu passei mal nos 3 primeiros dias. Tadinha....Como se preocupou!!!!!!


Tiveram ainda alguns que não tenho as fotos mais não posso deixar de falar deles:

Sandra e seu irmão Ciryll (amigos do Bennoit) que nos receberam em sua casa assim que chegamos e nos salvaram com o portugues logo de entrada. Filhos de Portugueses, guardam no sangue o idioma.

A Julia Salier, uma filha de brasileiro que estava trabalhando no ultimo dia da competição no cerimonial de encerramento. Foi adorável conhece-la apesar do pouco tempo que tivemos.

E a Patricia Aulicino, amiga da Monique que teve a gentileza de nos acompanhar nos 2 dias em que ficamos na França apos a competição. É uma brasileira guerreiríssima que esta por lá fazendo doutorado!!! Uma arquiteta corajosa que Largou o sol do Brasil pela neve da França....Esta ai então ficou amiga de montão. Temos nos falado desde que cheguei...Ainda bem que existe email!!!!!
Qualquer novidade eu volto.
Bjs
Jacqueline Terto.

4 comentários:

  1. QUE BELEZA DNA JACQUE
    QUERO FAZER UMA MATÉRIA C VC P MEU BLOG;
    QDO?
    BJO E PARABENS

    ResponderExcluir
  2. Jacqueline:
    Foi um imenso prazer conhecer tão nobre guerreira, poderia usar outras tantas palavras para te definir, mas acho que essa engloba as demais, porque os guerreiros usualmente valorizam a lealdade, coragem e honra, assim como você. Manda um garnde abraço pro Luiz e desejo que deus continue sempre abençoando vocês.
    Estamos esperando vocês para a volta da pampulha...
    Bjos
    Tiago

    8 de Setembro de 2009 18:40

    ResponderExcluir
  3. Pretinha; sempre superando, os momentos onde os seres Humanos normais certamente irião parar ou desistir surgui voce como a FENIX e amplia os limites nuca dantes imaginados.
    Obrigado...
    Beijo, ETERNAMENTE ETERNA em meu coração e minha Alma.
    Luiz Carlos Lacerda Pereira

    ResponderExcluir
  4. Que história lindaaaaa Profª!!!!Mostrando sempre muita garra,passandu por cima dos limites vistos por muitoos,impossíveis diante de tanta dificuldade!!!!!Faz o difícil virar uma grande superação!!!!!!Além de ser um exemplo pra muitos!!!Parabéns pelo lindu trabalho,por sua linda carreira!!!!!Que DEus continue iluminandu seu caminhu eh q vc seje sempre um exemplo de vida a ser seguido!!!!!Transmitidu sua positividade sempre!!!!Parabéns pela sua enorme torcida!!!!!Por que pode apostar é enorme!!!!!!Infinita!!!!!!rs
    bjus milllllllllllllll
    Natalia Lopes Ribeiro

    ResponderExcluir