segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Educação Fisica Adaptada e Psicologia

Apos concluir o Curso de Educação Física retornei para o Rio e desde então venho atuando na área. Devido a especialização em Educação Física Adaptada naturalmente fui seguindo esse caminho. Na verdade a muito tempo ( muito antes de me formar) ja tinha por habito frequentar espaços desse seguimento. Desde criança tinha mania de atuações "sociais". Levava para casa todos que eu encontrava sujo, com cabelos e unhas grandes e sobretudo com fome...bichos abandonados então perdi as contas faz tempo. Tomei bons puchões de orelhas por isso pois não media as consequencias e as vezes até espunha-me a perigos. Bem, mais estou viva...graças a Deus nunca nada de mal me aconteceu! Pessoas com deficiências então era a "menina dos meus olhos". Nunca deixei passar um sem que parasse para uma boa conversa! Numa época em que o preconceito chegava as raias da loucura eu achava tudo muito natural. Hoje tantos anos depois, infelizmente ainda deparamos com preconceitos absurdos. Porém ha de se falar: graças a Deus melhorou bastante!!! Com a minha fascinação para o conhecimento interno do "outro" fui fazer Psicologia. Logo apos me especializei em Psicologia Esportiva e a 3 anos conclui o Mestrado em Psicologia Social com abordagem na pessoa com deficiência, e, já estou preparando o projeto para o Doutorado...
Tenho atuado com população de rua, menores infratores, pessoas mentalmente enfermas ou adoecidas, vários projetos sociais da Prefeitura do Rio ( Ações Sociais, Educação e Esporte e Lazer ) tanto com convencionais como com adaptada, entre outros.
Antes de chegar na SMEL atuava na FUNLAR onde Coordenava a equipe de Esportes, Recreação e Artes. Daquela época temos até hoje dois projetos de minha autoria: Os Jogos Funlar e o Baile Carnavalesco. Ambos envolvendo a pessoa com deficiência. O baile carnavalesco da Funlar virou tradição e acontece anualmente com todos os parametros carnavalesco ( presença da rainha e rei Momo, bandas, autoridades, etc... É fascinante ver todas aquelas pessoas com deficiências diversas juntamente com seus parentes, amigos, colegas ou conhecidos se divertindo a valer, todos plenamente integrados e felizes!!!! É um belo evento! Ali também ( Na Funlar ) participei juntamente com meu amadissimo amigo Jefferson Maia e querida amiga Ethel Roselfild e seu adorável cão guia Jem ( falecido no finalzinho do ano que passou ) de ações educativas frente a lida com a pessoa com deficiência. Foram momentos impagáveis!!!!! Estive também como Diretora da Ala "Liberdades para as borboletas". Ala essa composta de pessoas com deficiências que tem como Presidente o Paulo Sérgio ( também com deficiência ) na Escola de Samba Tradição. Foi a primeira ala nesse seguimento e hoje ja contamos com muitas outras nas demais escolas de Samba. Sempre com meu amigo Jefferson ( Vice presidente da Ala ) curtimos muitos e muitos carnavais na Sapucai. De lá pra cá foram muitas ações nesse seguimento desde esportivo até cultura e lazer. Atualmente continuo na SMEL ( Ja estou a bastante tempo ) onde Coordeno Projetos para pessoas com deficiências em comunidades de baixa renda nas Vilas Olímpicas do Municipio do Rio. Ja passei por quase todas as comunidades do Rio a frente dessas ações. Coordeno agora a Vila Olímpica da Maré e Greip da Penha.

2 comentários:

  1. Muito bom Jacque,
    agora esse blog vai se alimentando, e crescendo. rss
    E me sinto muito honrado de ser citado.
    Beijo grande e muito sucesso

    ResponderExcluir
  2. Muito bom jaque, estava pesquisando algo sobre Educação Física Adaptada. Me formei em Educação Física ano passado, trabalho em escolas e com voleibol. Mas o que eu quero mesmo é trabalhar com Educação Física Adaptada, me especializar na área. Ja trabalhei na casa e convivência Mae do Belo amor, especializada para portadores de necessidades especiais, mas nunca mais tive uma experiência. Procuro alguma coisa relacioanda a esse assunto ( Estágio,trabalhos voluntários, cursos, Pós graduação ). Enfim, procuro ajuda para me especializar, nao sei por onde começar, pode me ajudar??
    obrigado. Meu email: dropezn@hotmail.com
    Sou morador do Rio de Janeiro, bairro do Méier.
    Um abraço.
    Pedro Paulo!

    ResponderExcluir