domingo, 18 de janeiro de 2009

Me descobrindo atleta

De volta a Natal retomamos nossa vida sem maiores detalhes. Foi então que no ano de 1979 quando cursava a 5ª série do antigo primeiro grau, no primeiro dia de aula da Educação Física que iniciei minha "carreira atlética". Foi no final da aula quando todos estavam mortos de cansados e eu inteirinha quase sem suor que tive a honra de escutar do meu primeiro e único professor de Educação Física Domingos Xavier de Oliveira Neto ( mais tarde viria ser meu treinador) o seguinte: Aluna Jacqueline, se voce não mudar ainda vai ser uma grande atleta! Nunca mais esqueceria aquela professia!

Passei então a treinar sob a supervisão daquela grande criatura. Logo vieram as competições e no Pentatlo Nacional Coca Cola ( um projeto da Cola Cola em busca de novos talentos) sagrei-me campeã tendo obtido a melhor pontuação nos 1.500 metros ( na época uma grande prova de resistência ). Para a alegria do Profº Domingos e a confirmação de que quanto maior a distância melhor eu respondia fisicamente. Foi formada uma equipe de atletismo e passei a fazer parte da mesma com aprovação do meu pai e "meia" aprovação de minha mãe, pois como eu ajudava nos serviços de casa ela ficaria sem essa ajuda devido os treinos no periodo vespertino. Daquela equipe nunca esqueci alguns amiguinhos: Cilene, Gilmar, Adiel, Celina, Carlinhos, Caio...Quanta saudades daquela gente! Passei pelas escolas Guararapes ( onde tudo começou) e depois APEC ( Associação Potiguar de educação e Cultura ). Lá conheci a minha grande amiga de todos os tempos: Eliane Araujo de Freitas. Depois que parti de Natal nunca mais a vi, porém nunca a esqueci. Bem, voltando....

Em 1980 sagrei-me campea brasileira dos 3.000 metros rasos batendo o recorde nacional com apenas 13 anos de idade. Fui campeã de C'ebs, Norte Nordeste, Campeonatos de menores, Jern's, Campeonatos juvenis, corridas rústicas... Fui convidada várias vezes para abrir campeonatos esportivos correndo com a Tocha olímpica e fazendo juramento do atleta.

Com tantos bons resultados fui "adotada" pelo Projeto da Cola Cola passando a fazer parte da seleta equipe de melhores do Brasil. Eram 30 atletas de todos os estados do País que seriam acompanhados com fins de resultados para competições internacionais. Com aquele patrocinio teria melhores condições para dar continuidade aos planos desportivos. Passei a ser uma celebridade esportista na pequena Natal daquela época. Era uma grande esperança para o RN. Fui manchete de jornais, rádios e televisão.

Um comentário:

  1. Grande atleta e amiga fiquei muito feliz pela citação em seu blog , mas discordo quando voce disse que tive paciencia, tive sim, muito prazer em estar ao lado de Jaqueline Terto. Fiquei impressionado com sua garra e que dedicação do Luiz,e que tal a piloto de rally fiquei até com inveja. Enfim parabéns a voce e sua equipe. um grande beijo da familia Paranha

    ResponderExcluir