segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Ultramaratonista

Participei de inumeras competições esportivas desde que iniciei minha trajetória como atleta ( 1979 ). Com um passado de grandes vitórias interrompido na adolescencia devido problemas ja citado numa postagem anterior, estive ausente nesses anos todos do meio das competiçãos. Porém nunca deixei de continuar correndo. Vez ou outra entrava numa corrida de rua e fui evoluindo para novas kilometragens até chegar na maratona ( 42.195 metros ) conforme relatei anteriormente a minha experiencia na primeira que fiz. E na maratona permaneci por muito tempo só de brincadeira, apenas participando e mantendo o condicionamento fisico dos longos anos como corredora.

A mais ou menos 4 anos descobri a ultramaratona. Que delicia que é participar de uma prova dessa!!!! Tudo começou quando um amigo ( Márcio Villar) que vinha treinando comigo regularmente me telefonou para falar sobre uma tal prova de 24 horas correndo. Perguntou se seria legal participar. Imediatamente concordei!!!! Ja havia ouvido falar dessa prova pouquissimas vezes e não tinha maiores conhecimentos sobre a mesma. Falei para o Márcio que iria estudar sobre a prova para nos prepararmos e partimos para a nova empreitada. Falei para ele fazer nossas inscrições e lá fomos nós para a nossa primeira ultramaratona. Tempos depois soube pelo próprio Márcio que ele estava torcendo para que eu não "topasse" correr a ultra, pois ele ja havia ligado para todo mundo que conhecia e as respostas foram unanimes: Não! É coisa de maluco. Depois dali nunca mais parou e vem participando de tudo que é ultra pelo mundo. Eu, por minha vez retornei ao ambito esportivo a partir dali. Ja se vão mais de 10 ultras e podium em todas. Aos poucos vou falando de cada uma delas ok?

A ultramaratona é uma prova com caracteristicas especiais ( do jeito que eu gosto ). Qualquer distancia maior do que os 42.195 km da maratona já é considerado uma ultramaratona. Tem de 50 km até vários dias. As mais comuns são as de 24 e 48 horas. Porém as mais gostosas (para mim ) são as de vários dias. Existem as que acontecem em lugares fechados ( pistas de atletismo, parques, ruas fechadas ) e as que seguem mundo afora ( sai de um lugar para chegar em outro bem distante, normalmente atravessando cidades) adoro essa! Em umas voce precisa correr a maior distância possivel num tempo estabelecido pela organização ( 24 horas, 48 horas...) em outras voce tem até tantas horas ou dias para percorrer determinada distância ja estabelecida pela organização ( jungle marathon, Br 135... ), melhor que seja no menor tempo possivel para uma boa classificação.

Um comentário:

  1. estarei aqui na torcida por voce cordenadora pois não é todo dia que encontramos pessoa com tanta determinação e coragem assim,ufa!só de ler ja me cansa rsrsrsr,é muito bom poder estar mais pertinho de pessoas como voce e esse blog possibilita isso não só para pessoas que te conheçem como aqueles que buscam algo em que se inspirar para superar-se dia a dia e nada melhor que esses exemplos,bom estarei ligadinha aqui para saber os resultados da ultra Brazil ,bjs da sua antes estagiaria e agora graças a deus professora cris.

    ResponderExcluir